Perguntas Frequntes

Quais são os documentos necessários para abertura de uma empresa?

Não abra empresa sem orientação do Contador.
O que pode parecer simples, pode transformar-se numa inviabilidade.
Muito simples para quem entende:
Guia de IPTU do imóvel da empresa, Documentos dos Sócios (RG, CPF, Certidão Casamento, Comprovante endereço).
Para abertura, registro e legalização da empresa, é necessário registro na Junta Comercial e, em função da natureza das atividades constantes do objeto social, inscrições em outros órgãos, como Receita Federal (CNPJ), Secretaria de Fazenda do Estado (inscrição estadual e ICMS) e Prefeitura Municipal (concessão do alvará de funcionamento e autorização de órgãos responsáveis pela saúde, segurança pública, meio ambiente e outros, conforme a natureza da atividade).

Qual prazo para abertura de uma empresa?

A ORGAVI Consultoria e Contabilidade, tem sido uma excelência nesse tipo de trabalho. Em apenas uma semana, após a consulta de viabilidade aprovada e sem impedimentos dos sócios, sua empresa está aberta. Através do Cadastro Sincronizado (RECEITA FEDERAL, RECEITA ESTADUAL, JUNTA COMERCIAL, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE), sua empresa já está com Alvará em uma semana.

O que fazer? Posso e DEVO optar pelo MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?

Essa pergunta, invariavelmente, exige um conhecimento amplo da situação da atividade da empresa, dos sócios e da situação do fisco.
Recomenda-se que os administradores realizem cálculos, visando subsídios para tomada de decisão pela forma de tributação, estimando-se receitas e custos, com base em orçamento anual ou valores contábeis históricos, devidamente ajustados em expectativas realistas.
A opção deve recair para aquela modalidade em que o pagamento de tributos, compreendendo não só o IRPJ e a CSLL, mas também o PIS, COFINS, IPI, ISS, ICMS e INSS se dê de forma mais econômica, atendendo também às limitações legais de opção a cada regime.

Pretende abrir, fechar ou alterar dados de filiais em outros Estados?

A ORGAVI, tem feito esse trabalho com bastante agilidade. Temos parceria com a JUCEMG  e estamos com uma demanda atual de processos em outros Estados, com acompanhamento técnico profissional de qualidade.
Com o certificado digital, os processos estão com economia de tempo e dinheiro na JUCEMG.

Quando e quanto poderei fazer a retirada a título de Pró-labore e Distribuição de Lucros?

Pró-Labore: Definir as atividades de cada sócio e pesquisar no mercado o valor desse profissional , é a melhor forma de fazer o pagamento do pró-labore.
Distribuição de Lucros: Será feita através de uma apuração dos resultados da empresa, de acordo com a participação de cada sócio no capital social,lembrando que se houver prejuízo, não há de se falar em distribuição de resultados e sim em prejuízo acumulado.